21 de maio de 2018

Com programa no ar há 16 anos, colunista divulga o cotidiano de Imperatriz e tem trabalho reconhecido pela Câmara de Vereadores

Por Raimundo Primeiro.

O colunismo social de Imperatriz está em festa nessa semana. Na segunda-feira, 21 de maio, quem aniversaria é Teresa Eugênia, uma das mais badaladas colunistas sociais da cidade hoje em dia. Ela chega aos 58 anos com a determinação que tem marcado a sua trajetória no modo de narrar os fatos registrados aqui e nos municípios circunvizinhos.
Mulher moderna, mulher trabalhadora. Iniciou suas atividades profissionais cedo. Teresa Eugênia nasceu em Codó, Maranhão. Considera-se imperatrizense de coração, pois desde 1970 reside na segunda mais importante cidade do Estado. “Com muito orgulho”, diz. Teresa Eugênia, desde o princípio de suas atividades profissionais, segue a máxima do filósofo Confúcio: “Escolha uma profissão que ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. Declara querer continuar com o mesmo propósito.
Antes de ingressar no jornalismo, notadamente no colunismo social, fez de tudo um pouco. Já, a exemplo de outras mulheres de sua época, não queria ficar parada. Saiu, foi a luta. A meta era conseguir espaço, trabalhando condignamente e, desta forma, poder contribuir com o processo de desenvolvimento da cidade e região.
Teresa Eugênia Ingressou no mercado de trabalho na condição de bancária, desempenhando suas atividades no Banco Brasileiro de Descontos S/A., sendo “Garota Bradesco”, moça que esperava pelos clientes na entrada das agências, visando fazer com que eles tivessem suas demandas solucionadas. Logo em seguida, foi gerente do Hotel Anápolis, empresa de propriedade da família Guerra.
No jornalismo, começou na área comercial. Foi gerente das sucursais de Imperatriz dos jornais o ESTADO DO MARANHÃO e O IMPARCIAL, ambos de São Luís. Depois, a distribuição de O IMPARCIAL, de Itinga a Balsas, municípios encravados na região sul-maranhense, ficou sua a sua responsabilidade, tempo que ela aproveitou para conhecer pessoas e, progressivamente, iniciar a profissão que exerceria futuramente: o colunismo social.
Visando alçar novos voos, montou a Agência Eugênia Publicidades, passando a ser distribuidora do Jornal O PROGRESSO, dirigido pelo ex-promotor de Justiça Sérgio Godinho, TV e Jornal Capital, órgãos do Sistema Tucanus de Comunicação, comandado pelo apresentador Conor Farias, apresentador do Programa “Imperatriz 24 Horas”.
Teresa Eugênia foi colunista social do JORNAL CAPITAL, com circulação diária em Imperatriz e Açailândia. Escreveu muito sobre o dia a dia tocantino. Igualmente, sobre as pessoas residentes na região sul-maranhense. Partiu para um novo projeto: o de ser apresentadora de TV, ou seja, exercer o colunismo social na telinha. Deu certo. Há 16 anos, apresenta o Programa A GENTE, atualmente levado ar pela Band Imperatriz (TV CRC), Canal 4, que durante bom tempo esteve na TV Anajás, afiliada local da Rede Vida, Canal 16.
Família – Filha de José Alves de Jesus Souza (in memoriam) e Filozita Souza, tem uma filha: a advogada Ana Eugênia de Souza, casada com o advogado Thiago Queiroga. Seu único neto, José Vito de Jesus Souza Queiroga, tem 3 anos.
Católica praticante, Teresa Eugênia teve sua data natalícia lembrada durante missa celebrada às 18h30 dessa segunda-feira, na Igreja São Francisco de Assis, rua Luís Domingues, Centro. Familiares e amigos foram cumprimentá-la.
Teresa Eugênio destaca procurar exercer a cidadania todos os dias, participando do “crescimento e desenvolvimento da majestosa Imperatriz.
Concluindo, a colunista social afirma: “Nossos maiores patrimônios são os amigos e o crédito profissional, pois nos abrem portas nos mais diversos segmentos.  Deus conosco, sempre”. Teresa, não desista, vá adiante, mas atuando retilínea em relação aos princípios previamente estabelecidos, pois, conforme Aristóteles, “a dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las”.
Imperatriz, enfim, a região tocantina, atestam o quanto a sua força tem sido relevante, ontem, hoje e, principalmente amanhã, participando dos projetos que visam uma melhor terra durante os tempos que se aproximam.
Por meio de indicação do ex-vereador Raimundo Costa, o Costinha, Teresa Eugênia, foi outorgada com comenda pelo Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, reconhecendo a importância do trabalho realizado pela colunista social em prol do desenvolvimento de Imperatriz e seus moradores.

“O importante não é a magnitude de nossas ações, mais sim a quantidade de amor que é colocada nelas”. (Madre Teresa de Calcutá)