12 de novembro de 2011

Ações educativas marcam o Dia Mundial do Diabetes

No próximo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, doença reconhecida pela Organização das Nações Unidas como crônica, debilitante, de alto custo e complicações severas e que precisa ser contida rapidamente. Diversos países, inclusive o Brasil, estão realizando ações para conscientizar as pessoas sobre a importância desta doença, que tem atingido cada vez mais pessoas. E no Piauí, não será diferente. A Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), realiza no próximo domingo (13), na Ponte Estaiada, uma ação educativa alertando sobre a relevância da detecção precoce da doença, sintomas e tratamento.

O objetivo principal da ação é conscientizar as pessoas de que o diabetes não discrimina e pode ocorrer em jovens ou idosos, ricos ou pobres, homens ou mulheres. A atividade inicia a partir das 16h, com a realização de glicemias capilares, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, atividades corporais e cadastro de associados da ADIP, que será lançada oficialmente para a sociedade nesta data.

O diabetes é um distúrbio metabólico, que altera os níveis de glicose e de insulina no sangue. Quando uma pessoa é considerada diabética, certamente não produz quantidade adequada de insulina ou esse hormônio não age com eficiência no organismo.

“O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos. Estima-se que para cada paciente diagnosticado como diabético existe outro que não sabe ser portador da doença, o que configura um perigo muito grande, pois muitos estão hoje convivendo com o diabetes sem receber qualquer tipo de tratamento. Os números da doença são alarmantes, são cerca de 250 milhões de diabéticos no mundo e só no Brasil são contabilizados aproximadamente 11 milhões de portadores da doença. Portanto, queremos chamar a atenção da sociedade e do poder público para este problema de saúde pública que é o diabetes”, explica Jeane Melo, presidente da ADIP.

Além da ação educativa na Ponte Estaiada, a ADIP também participa no dia 16, na Assembleia Legislativa do Piauí, de sessão solene que será realizada com intuito de lembrar a passagem do Dia Mundial do Diabetes. “A sessão solene será um momento que iremos mostrar que estamos lutando pela humanização do tratamento do diabético no Piauí e pela busca de medicamentos que tornam o tratamento menos traumático, bem como iremos enfatizar que se o diabetes for controlado, o portador da doença pode levar uma vida absolutamente normal”, destaca Jeane Melo.

A ADIP participará ainda do evento que será realizado no dia 25, pela Secretaria de Estado do Piauí (SESAPI), no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas. Durante toda a manhã serão ofertados serviços como: capoterapia, avaliação e orientação alimentar, exame do pé, exame da unha, glicemia capilar, avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial e cadastro de associados da ADIP.

Fonte: 180º