29 de junho de 2012

Bandeira branca? Lobão convida Madeira para almoçar na casa de Ildon Marques


A história sem fim continua longe de terminar. Ildon que estava fora do páreo, ganhou fôlego após desentendimento com a governadora Roseana Sarney, quando ministro Lobão aproveitou a deixa e lá por Brasília arrumou um jeito de apontar o caminho das pedras para os advogados de Ildon obter nova liminar.

Em tese, Lobão aposta suas fichas (sujas ou não, depende da conveniência), na candidatura de Ildon Marques, que sendo eleito, torna-se peça fundamental para campanha do ministro a governador do estado. A reeleição de Madeira interessa a Roseana Sarney, que contrapõe o desejo de Lobão, lançando o nome de Luís Fernando como candidato do grupo, onde o tucano já teria garantindo total apoio. É um nó aveludado, sem grandes amarras.


Lobão e Madeira: no almoço de hoje, a política de Imperatriz
é servida na casa do ex-prefeito Ildon Marques
(Foto: Pastor Laércio)
Lobão e Roseana trava uma disputa silenciosa. Sarney tenta demover a ideia do velho amigo em sair candidato a governador. O atual presidente do senado e pai protetor quer deixar a cadeira para o velho amigo-lobo e para isso conta com a intervenção da presidenta Dilma, que já convidou Lobão para voltar como figura-mor ao senado federal. O ministro esquiva-se.

Esse é o enredo rabiscado nos bastidores. A coisa toda pode tomar outros rumos. Lobão chegou hoje cedo em Imperatriz e convidou o prefeito Madeira para um almoço na casa de Ildon Marques. O encontro pode selar de vez a relação política entre PMDB e PSDB, além de pacificar os ânimos dos peemedebistas locais e oficializar Madeira como candidato definitivo do governo do estado. Até agora não se sabe se o prefeito aceitou o convite. O ex-senador João Alberto, só chega no voo da tarde, portanto não participa do banquete.

Para os tucanos há certa esperança que o PMDB inclina-se de fato ao projeto político de Madeira. Essa semana a própria governadora Roseana Sarney ligou para João Alberto e Lobão, pedindo a ambos para não influenciarem a decisão do diretório local do seu partido.

Depois da sesta, cenas do próximo capítulo. Bom apetite e boa digestão.Fonte: Samuel Sousa.