14 de março de 2014

Morre o ator Paulo Goulart aos 81 anos

Morre o ator Paulo Goulart aos 81 anos


O ator Paulo Goulart, em 2010
O ator Paulo Goulart, em 2010 - Filipe Redondo/Folhapress
Morreu no início da tarde desta quinta-feira, às 13h15, em São Paulo o ator Paulo Goulart, aos 81 anos. Ele estava internado no hospital São José da Beneficência Portuguesa e lutava contra um câncer no mediastino, região entre os pulmões, há dois anos. O tumor é decorrente de um câncer no rim, diagnosticado anos antes. Casado há 62 anos com a atriz Nicette Bruno, Goulart deixa também três filhos, os atores Beth Goulart, Bárbara Bruno e o dançarino Paulo Goulart Filho.O velório está marcado para as 23h30 desta quinta-feira no Theatro Municipal, em São Paulo, e o enterro será realizado nesta sexta-feira, às 14h, no Cemitério da Consolação, em São Paulo.
VEJA SP: Vida e carreira de Paulo Goulart
Seus últimos trabalhos na TV foram nos filmes O Tempo e o Vento (2013), Nosso Lar (2010), Chico Xavier (2010) e na novela Morde & Assopra (2011) em que interpretou o médico Eliseu. Considerado um dos maiores talentos do teatro brasileiro, onde construiu uma trajetória profícua, Goulart deixou sua marca na televisão e no cinema.
Paulo Goulart começou a carreira aos 18 anos na Rádio Tupi por influência de um tio radialista. Paralelamente aos primeiros trabalhos como ator, ele chegou a estudar e se formar em química industrial. Seu primeiro papel na TV Tupi foi em um programa humorístico em que contracenava com Amácio Mazzaropi.
Já no ano seguinte, deixou o humorista para integrar o elenco da novela Helena, de Manoel Carlos, na TV Paulista. Pouco depois, conheceu a atriz Nicette Bruno, por quem se apaixonou e com quem permaneceu casado até sua morte. Foi a mulher que lhe apresentou a companhia Teatro de Alumínio, que depois viria a ser batizada de Teatro Íntimo Nicette Bruno, onde o ator fez sua estreia nos palcos com a peça Senhorita Minha Mãe, de Louis Verneuil. O casal fundou a companhia Teatro Íntimo Nicette Bruno, em 1953.
A carreira no cinema teve início em 1957, quando estreou no longa Rio Zona Norte, de Nelson Pereira dos Santos. No começo da década de 1960, o ator se mudou com a família para Curitiba para atuar ao lado da mulher no Teatro de Comédia do Paraná e na Escola de Teatro Guaíra. Goulart voltou a São Paulo pouco depois e foi contratado pela TV Excelsior, onde atuou em novelas como As Minas de Prata (1966), Os Fantoches (1967) e O Terceiro Pecado (1968), todas de Ivani Ribeiro.
Estreou na Globo em 1969 na novela A Cabana do Pai Tomás, de Hedy Maia, e foi escolhido no mesmo ano para ser um dos protagonistas de Verão Vermelho, de Dias Gomes. Na história, Flávio Avelar , personagem de Goulart, vivia um triângulo amoroso com as personagens interpretadas por Dina Sfat e Jardel Filho.
Em 1975, o autor montou e dirigiu a primeira peça de sua autoria, Nós Também Sabemos Fazer. É de sua autoria também os espetáculos Mãos ao Alto, São Paulo! (1980), O Infalível Dr. Brochard (1983) e Look Book Hip House, texto feito em parceria com a filha Bárbara Bruno.
Repercussão - Famosos foram às redes sociais lamentar a morte do ator. "Uma grande perda, suavizada pela certeza de que ele agora está em paz, livre do sofrimento e emanando pura luz! Meu amor à Nicette, Beth, Barbara e Paulinho...e todos os descendentes dessa talentosa família", escreveu a atriz Gloria Pires no Facebook.
A apresentadora Angélica deixou sua mensagem à família Goulart no Instagram. "Nicete e família todo meu carinho pra vcs! Descanse em paz querido Paulo Goulart! Pessoa especial! Generoso, talentoso, pai e amigo sensacional. Encontros sempre muito alegres e especiais com essa familia!"
A atriz Deborah Secco, que contracenou com Goulart como sua enteada e filha, respectivamente, nas novelas América e A Padroeira, também expressou sua tristeza. "Paulo Goulart! Meu eterno papai... Obrigada por cuidar tantas vezes de mim! Amor eterno... Você vai fazer falta por aqui! Força à toda família Goulart; paz no coração de vocês!"
"Triste com a morte de Paulo Goulart . Honrou a profissão de ator e deixa uma família talentosa que irá representá-lo sempre", escreveu o apresentador Serginho Groisman em sua página no Twitter.
"Descanse em paz Paulo Goulart. Gente fina mesmo", lamentou o músico Ed Motta.
A atriz Angela Leal também prestou homenagem a Goulart na rede social: "Paulo Goulart partiu deixando um grande exemplo de generosidade e dignidade humana. Muita força para toda família".
A presidente Dilma Rousseff emitiu nota oficial sobre o falecimento: "Hoje a cultura brasileira está mais pobre. O governo e o povo brasileiros receberam consternados a notícia da morte do ator Paulo Goulart".

Seis personagens marcantes da carreira de Paulo Goulart

1 de 6

'Helena'

O ator Paulo Goulart começou a carreira aos 18 anos no rádio e, em seguida, na televisão, que dava seus primeiros sinais de vida. Sua primeira novela, já como protagonista, foi Helena, de Manoel Carlos, adaptação do romance de Machado de Assis, exibida pela TV Paulista em 1952.fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/morre-o-ator-paulo-goulart-aos-81-anos