30 de agosto de 2014

Avião cai e atinge casa em bairro de Curitiba, dizem bombeiros



Acidente aconteceu por volta das 13h30 deste sábado (30), no Bacacheri. 
Informação dos bombeiros é de que duas pessoas morreram na queda.

Adriana Justi, Luciane Cordeiro e Thais KaniakDo G1 PR
Avião cai em cima casa em bairro de Curitiba, dizem bombeiros (Foto: Thais Kaniak / G1 )
Um avião monomotor modelo Cessna 177 caiu e atingiu uma casa na Rua Nicarágua, emCuritiba, nas proximidades do Aeroporto do Bacacheri por volta das 13h30 deste sábado (30), segundo o Corpo de Bombeiros. A aeronave tinha acabado de decolar do aeroporto e seguia para Londrina, no norte do estado, segundo a Infraero. Após a queda, o avião explodiu.
G1 publicou que três pessoas tinham morrido. A informação sobre a terceira morte foi passada pela assessoria de imprensa do Hospital Evangélico de Curitiba, que corrigiu a informação às 15h30.
Segundo o tenente coronel Marcos Santos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta II), quatro pessoas estavam no avião, e duas morreram na hora: o piloto e o copiloto.
O Hospital Evangélico, para onde foi levado um dos ocupantes da aeronave, chegou a confirmar que ele havia morrido no hospital. Porém, depois, informou que a vítima foi reanimada e estava no centro cirúrgico.
O outro ocupante da aeronave ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), responsável pelo hospital, o homem está em estado grave. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com múltiplas faturas na face, no quadril, na coluna e no tórax.
Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), o seu sobrinho Sílvio Roberto Romanelli, de 51 anos de idade, era um dos ocupantes da aeronave. Porém, o deputado ainda não tem informações precisas sobre o que aconteceu com o sobrinho. O deputado está em viagem pelo interior do Paraná e o irmão dele está em Curitiba levantando mais informações sobre o ocorrido.
Elisabete do Rosário disse que estava nos fundos da casa quando ouviu o barulho da queda do avião (Foto: Thais Kaniak/ G1 Paraná)avião cai em curitiba (Foto: Reginaldo Luciano Frez / Arquivo Pessoal)Elisabete do Rosário disse que estava nos fundos
da casa quando ouviu o barulho da queda do avião
(Foto: Thais Kaniak/ G1 Paraná)
Na casa, onde o avião caiu, estavam duas mulheres e uma criança. Elas não se feriram.
Avião tinha decolado no aeroporto do Bachacheri (Foto: Rodrigo Pinto/ ÓTV - RPCTV)
Aeronave pegou fogo após cair em cima de casa (Foto: Caroline Mafra/ RPC TV)"Acredito que ele tentou levantar, mas não deu certo. Ele bateu no poste e, acho que foi por isso que ele não entrou dentro de casa, não quebrou a parede. Logo depois ouvimos a explosão. Estávamos na cozinha e ouvimos o barulho. Pensei que tivesse sido um acidente com um carro, mas na hora que cheguei na sala vi uma parte da asa e só pensei em pegar a minha mãe e a minha filha para sairmos de casa. A hora que pegou fogo já tínhamos saído", disse uma das moradoras da casa Elisabete Pascoal do Rosário.
Em entrevista ao G1 por telefone, o dono da aeronave, Marcelo Montezuma, afirmou que o avião já tinha feito duas viagens neste sábado. Pela manhã, ele, a esposa e filha decolaram de Londrina para Maringá, que também fica no norte do Paraná, para participar de uma feira de aviação. Na feira, o piloto e o sobrinho do deputado emprestaram o monomotor. “O piloto e o Silvio pediram a aeronave porque precisavam levar dois atletas para um campeonato de sinuca em Curitiba. Assim que deixassem os atletas, retornariam para Londrina com outras duas pessoas”, disse Montezuma.
O proprietário da aeronave ainda afirmou que o piloto era um profissional experiente com muitas horas de voo, e que o avião tinha passado por manutenção há pouco mais de 20 dias. “O avião não tinha nenhum problema mecânico ou técnico, estava tudo certo. Inclusive na hora que eles decolaram a condição climática era favorável. Não sei o que pode ter acontecido”, pontua Marcelo Montezuma.
Avião em Maringá antes de voar para Curitiba (Foto: Reginaldo Luciano Frez / Arquivo Pessoal)
O comerciante Reginaldo Luciano Frez, de 41 anos, fez a viagem de Maringá a Curitiba no avião, conforme contou ao G1. Ele era amigo do piloto e pegou uma carona no voo, já que precisava ir à capital paranaense para participar de um campeonato de sinuca. “Ele [o piloto] era meu amigo. Como ele estava vindo para Curitiba e sabia que eu viria para cá, perguntou se eu queria vir junto. Foi uma viagem tranquila. O avião decolou normalmente. O pouso foi tranquilo também”, afirmou Frez. Ele não embarcou na aeronave para voltar ao norte do estado porque a carona era apenas para a ida.
O Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no Paraná vai investigar as causas do acidente.Fonte: http://g1.globo.com/
Avião tinha decolado no aeroporto do Bachacheri (Foto: Rodrigo Pinto/ ÓTV - RPCTV)
  •  
Aeronave pegou fogo após cair em cima de casa (Foto: Caroline Mafra/ RPC TV)