3 de outubro de 2014

Roseana diz que mandou gravar áudio após perceber que Edmar Cutrim tratava de política “de forma não convencional”


Em nota encaminhada ao blog na noite de ontem (2), a governadora Roseana Sarney (PMDB) confirmou que partiu dela a ordem para que a segurança do Palácio dos Leões efetuasse a gravação do que deveria ser uma conversa telefônica entre ela e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, Edmar Cutrim.
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o candidato a governador Edison Lobão e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, ambos do PMDB, acusaram o conselheiro de usar a força política da Corte para garantir apoio de prefeitos e lideranças ao candidato  a governador Flávio Dino (PCdoB).
Segundo a governadora Roseana, a ligação foi feita pelo seu gabinete na quarta-feira (1º), por volta das 16h. “Depois da chamada em espera, a ligação foi completada, mas o Presidente estava numa conversa com outras pessoas. Ouvi o meu nome e aguardei que ele me atendesse.  Eu disse ‘alô’ por duas vezes, sem resposta”, relatou.
A peemedebista revela no comunicado oficial que a ligação só começou a ser gravada depois de ela perceber que Cutrim tratava de política com outras pessoas “de forma não convencional”.
Roseana acrescenta que chegou a se dirigir ao TCE, para conversar com Cutrim, após ouvir a parte inicial do áudio. Mas soube que ele estava em casa, e tentou encontrá-lo no local, sem sucesso.
O conteúdo do áudio, de aproximadamente 21 minutos, será encaminhado ao perito Ricardo Molina. Uma petição com denúncia formal também deve ser encaminhada à Justiça.
Paralelamente, o PMDB e a coligação “Pra Frente, Maranhão” já informaram que pedirão o afastamento imediato de Cutrim do TCE e que protocolarão na Justiça Eleitoral pedido de anulação da eleição deste ano no Maranhão, diante das “provas robustas”, segundo Lobão Filho, de que o pleito está afetado.
Veja abaixo a íntegra da nota da governadora Roseana Sarney e baixe aqui a transcrição que o Gabinete Militar do Palácio dos Leões fez da gravação solicitada pela peemedebista.
“Ontem (1), às 16h, pedi, ao meu gabinete, que fosse feita uma ligação para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim. 
Depois da chamada em espera, a ligação foi completada, mas o Presidente estava numa conversa com outras pessoas. Ouvi o meu nome e aguardei que ele me atendesse.  Eu disse “alô” por duas vezes, sem resposta.
Para minha surpresa, o Sr. Edmar Cutrim, na verdade, estava tratando de política de forma não convencional. Dali em diante, pedi que a minha segurança acompanhasse a ligação, inclusive gravando.
Eu me desloquei imediatamente em direção ao TCE, até me informarem que o Presidente estava em casa. Foi, então, que me dirigi até a residência, no bairro do Turu, para falar pessoalmente com ele.
Toquei a campainha, um segurança me atendeu e entrei para esperar que fosse  atendida pelo dono da casa. Aguardei por alguns minutos, até que fui informada de que Edmar Cutrim havia saído.
Deixei o recado de que precisava falar com ele. Continuo aguardando um retorno. Somente após a saída da residência de Edmar Cutrim, entreguei a gravação de parte da chamada telefônica – feita desde o momento em que solicitei o acompanhamento de minha equipe de segurança – ao meu partido, para que o conteúdo fosse examinado.” 
Abaixo, a identificação das pessoas citadas e/ou presentes na conversa:
  • EC - Edmar Cutrim – presidente do Tribunal de Contas do Estado. Gil Cutrim, filho de Edmar Cutrim, é prefeito de São José de Ribamar. Outro filho de Edmar, Glauber Cutrim, é candidato a deputado federal;
  • RC – Raimundo Cutrim – deputado estadual candidato à reeleição. Ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão (na época, a administração penitenciária fazia parte da SSP);
  • Rubens Pereira – deputado estadual candidato à reeleição;
  • Ana do Gás – candidata a deputado estadual;
  • Josemar - candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Maranhãozinho (sua esposa é prefeita do município atualmente);
  • Ricardo Murad – secretário de Saúde do Estado;
  • Maria, Pedro do Rosário, Turilândia, Santana, Serrano, São Bernardo, Coreolano são municípios maranhenses.