19 de dezembro de 2014

Justiça interdita matadouro municipal de Açailândia


Com informações Gilberto Freire e Imirante - 
De posse de um mandato judicial, um dosoficiais de justiça lotados em Açailândia deu a ordem para que fosse interditada na tarde da última quinta feira (18), o matadouro municipal de Açailândia, além da ordem escrita e assinada por um dos juízes da cidade, o oficial também estava acompanhado de alguns policiais militares e uma equipe com uma maquina retroescavadeira que foi usada para fazer uma vala na frente do local onde as carretas descarregam o gado que vem para o abate.

Segundo informações dos trabalhadores, a prefeitura não cumpriu o prazo  de 6 meses dado pela justiça para o funcionamento do novo matadouro, que fica as margens da BR-010 saída para Imperatriz.
Com essa decisão, os trabalhadores ficam impedidos de trabalharem e a população de Açailândia vai ficar sem o fornecimento da carne neste período de natal e ano novo.
Por semana, o matadouro público, faz a matança de 400 animais que são distribuídos para os mais diversos locais na cidade. Os trabalhadores estão revoltados com a decisão e prometeram interditar a BR-010 se não forem tomadas as providências para regularizar a situação.
O atual matadouro vem sendo alvo de ações e recomendações a muito tempo, já que o novo está pronto há três anos esperando apenas os equipamentos. 

Veja essa matéria publicada no Imirante em fevereiro deste ano (2014)
MP-MA requer interdição de matadouro público em Açailândia
 AÇAILÂNDIA - As condições do matadouro público de Açailândia, relatadas por três vereadores, levaram o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) a ajuizar Ação Civil Pública com pedido de liminar contra a Prefeitura de Açailândia, requerendo a interdição do estabelecimento.
A manifestação, de 29 de janeiro, foi subscrita pelo promotor de Justiça Leonardo Rodrigues Tupinambá, que respondia à época pela Promotoria do Consumidor da comarca.
Devido às várias irregularidades constatadas em vistoria realizada, em 2010, a Vigilância Sanitária Estadual classificou o matadouro público de Açailândia como "grave problema de saúde pública", em função de suas estruturas física e operacional e de sua localização numa área residencial.
Mesmo com as constatações da inspeção, a Prefeitura de Açailândia mantém as mesmas condições no estabelecimento, e justifica com a construção de novas instalações, a serem entregues em junho deste ano.
Segundo o representante do MP-MA, se o matadouro permanecer como está, causará prejuízos à saúde dos moradores do município. "As condições de funcionamento do estabelecimento, revelam o consequente perigo de contaminação da população, que pode contrair doenças infectocontagiosas", afirma.

O MP-MA requer que a Justiça determine a interdição do matadouro até a realização de obras no estabelecimento, além de nova inspeção e emissão de parecer positivo da Vigilância Sanitária Estadual.
Outro pedido é que a Justiça estabeleça a multa diária por descumprimento em R$ 10 mil.fonte http://inoticiama.com/noticia/1127/-Justica-interdita-matadouro-municipal