3 de setembro de 2016

Defesa Civil intensifica monitoramento do Rio Tocantins, em Imperatriz

Medida se deu após cheia do dia 31 de agosto, que estava prevista pelo órgão.

Rio Tocantins está sendo monitorado pela Defesa Civil. -Foto: Divulgação/ Projeto Anjos do Rio

IMPERATRIZ – Em razão do aumento na vazão de água na Usina Hidrelétrica de Estreito, as equipes da Superintendência Municipal da Defesa Civil de Imperatriz intensificaram o monitoramento do nível do Rio Tocantins. A medida visa prevenir acidentes que possam ser ocasionados pela oscilação.

O superintendente da Defesa Civil Francisco Chagas Silva, o Chico Planalto, lembrou que em função de um blecaute no sistema hidrelétrico do país a Agência Nacional de Águas (ANA), determinou a usinas hidrelétricas o aumento de duas horas na geração de energia elétrica, o que ocasiona o aumento na vazão destas. E no dia 31 de agosto o rio amanheceu com 1.72 metros negativos, mas o nível da água se estabilizou por volta das 18h com 1.06 metros e ontem baixou cerca de 70 centímetros..

Francisco das Chagas pontuou que a oscilação já estava prevista desde o dia 20 de agosto e fez questão de reafirmar que a infraestrutura das Praias do Cacau e "Do Meio" serão mantidas até o dia 18 de setembro, data prevista inicialmente para o encerramento do período de veraneio..FONTE: imirante.com