Cidadão pode efetuar pagamentos e realizar saques em caixas eletrônicos para evitar transtornos.
0290
Os clientes de bancos procuram canais alternativos para evitar atraso nas contas. - Rovena Rosa / Agência Brasil
BRASÍLIA - Com a greve dos bancários, que teve início na última terça-feira (6), os clientes das instituições financeiras e demais cidadãos precisam ficar mais atentos para manter as contas em dia. Mesmo com a paralisação, os pagamentos devem ser efetuados até o dia do vencimento, caso contrário, o cliente poderá pagar multa por atraso. Há alguns canais alternativos para realizar transações financeiras e evitar atraso nas contas.
Caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados, são as principais opções que os bancos oferecem aos clientes para resolver as pendências no período.
Durante a paralisação, os caixas eletrônicos serão abastecidos normalmente. O cidadão que optar por este tipo de serviço, pode realizar saque, pagamento, transferência, depósito, retirada de folha de cheque, entre outras opções. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.
Já nos correspondentes bancários, que são os estabelecimentos credenciados pelos bancos, é possível efetuar saques, depósitos e transferências. Nesses estabelecimentos ainda é possível solicitar cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS.
Para quem não quer sair de casa, o internet banking, ou mobile banking, é a melhor opção. Cada vez mais os bancos aprimoram os sites e aplicativos para celulares e o cliente pode realizar transações como consulta de saldo e extrato, transferência e até pagamentos com comodidade. Para isso, basta cadastrar uma senha. Em alguns bancos, no entanto, o cadastro dessa senha precisa ser realizado pessoalmente, em uma agência.Fonte: imirante.com