Com trabalho de defesa das comunidades quilombolas e povos tradicionais, Eliziane Gama teve a atuação parlamentar reconhecida por Socorro Nascimento, a única mulher negra quilombola e trabalhadora do campo a homologar a pré-candidatura à Câmara Federal.Socorro Nascimento tem 37 anos de dedicação à luta do negro, dos pobres, dos quilombolas e do trabalhador do campo e afirmou que Eliziane também representa muito bem essa luta. Socorro já foi diretora da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema)
“Para mim como mulher maranhense, me sinto representada com a pré-candidatura de Eliziane pela firmeza e pelo empenho que ela tem trabalhado como parlamentar. Nós que somos rurais sabemos que ela sempre defendeu as nossas pautas”, afirmou Socorro Nascimento, liderança quilombola e pré-candidata a deputada federal.
Desde do Parlamento Estadual, Eliziane Gama tem uma luta em defesa dos direitos à terra e defesa dos povos tradicionais. Ela acompanhou a Ouvidoria de Segurança nas visitas às comunidades quilombolas maranhenses e o trabalho de demarcação de terra.
No Congresso Nacional, ela se manifestou contra a PEC 215 e lutou ao lado dos povos tradicionais contra essa Proposta de Emenda Constitucional. A PEC 215 tem a intenção de delegar exclusivamente ao Congresso Nacional o dever de demarcação de territórios indígenas e quilombolas, e é mal vista por essas comunidades.