Na manhã desta quarta-feira (10), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a realização da 51ª Exposição Agropecuária da Região Tocantina – Expoimp. Realizada pelo Sinrural, a Expoimp se tornou a maior exposição agropecuária do estado do Maranhão, movimentando milhões de reais todos os anos e ajudando o mercado agropecuário da Região Tocantina a se tornar o maior de todo o estado.
O evento teve início no último sábado (06), com uma das maiores cavalgadas do país, seguida pela abertura oficial da Exposição no domingo (07). A programação conta com grandes atrações nacionais e vai até o próximo domingo, dia (14).
“A Expoimp traz uma marca forte da produção na Região Tocantina. Imperatriz acaba convergindo toda essa movimentação de produção da Região, o que é decisivo para o desenvolvimento. Destaco o entusiasmo, a organização, a liderança e a capacidade do Sinrural em realizar esse grande evento, não somente na pessoa do presidente Armelindo Ferrari, mas de todos seus ex-presidentes, que hoje integram a diretoria, como Renato, Sabino e tantos outros ex-presidentes que continuam fortalecendo essa cadeia produtiva que o Sinrural estimula.” Declarou o parlamentar.
A Exposição Agropecuária contará com a realização de palestras, cursos, torneios, leilões, rodeios e shows, uma diversidade de atrações para os trabalhadores do seguimento agrícola e para o público em geral.
A Expoimp, recebeu nessa terça-feira (09), o lançamento do relatório preliminar do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão – ZEE, com a presença de várias secretarias e órgãos do governo do estado, para fazer uma discussão aprofundada mostrando como está a elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico do Bioma Amazônico. A elaboração do ZEE encontra-se em fase final de produção e em breve passará para a fase de audiências públicas, em seguida, no mês de dezembro, o governador Flávio Dino deve enviar o projeto à Assembleia Legislativa.
Marco Aurélio destacou os avanços do governo do Maranhão nas ações rotineiras e estratégicas, que contribuem para o desenvolvimento da vida do homem do campo, seja do grande, seja do pequeno produtor. Como por exemplo a construção do Campus de Ciências Agrárias da Uemasul, investimento de mais de R$11 milhões de reais e que deve ser entregue ainda este ano, ou mesmo a rodovia MA-275, que liga os municípios de Sítio Novo e Amarante, importante obra que também será entregue ainda este ano.
O parlamentar parabenizou o Sinrual pela organização da Expoimp, além do governo do estado, que tem tratado de maneira séria, dando uma resolutividade na questão do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão.