Os novos selos informam sobre a situação do cadastro do cliente na tarifa social
Conforme explica a Gerente de Relacionamento com o Cliente Francila Soares, “o objetivo dos novos selos é ampliar e tornar mais clara a comunicação com os clientes Baixa Renda para três tipos de situações comuns em relação ao seu benefício: quando o beneficiário está com seu NIS- Número da Identificação Social cadastrado e ativo, quando o vencimento de seu NIS está próximo e o alerta sobre a perda do benefício. Uma das vantagens que os selos oferecem é para que o beneficiário não perca o subsídio da Tarifa Social de Energia Elétrica, garantido pelo Governo Federal”, destaca Francila.
Ficar atento à sua situação cadastral em relação a esta tarifa é fundamental para as famílias de baixa renda não perderem o benefício, checando sempre os avisos que constam na conta de energia. Foi o caso da cliente Maria de Ribamar Sousa, moradora do bairro Maracanã em São Luís, que graças ao selo de alerta em sua conta foi possível identificar que seu NIS estava vencido. “Na verdade, foi minha filha que descobriu, quando a conta de energia chegou e ela olhou e mandou pra mim. Imediatamente, eu fui logo no CRAS fazer o recadastro do meu cartão. No aviso dizia para eu fazer o recadastramento do meu NIS, e que poderia perder o benefício, e foi muito importante porque se não fosse essa conta de luz com o selo eu não teria descoberto que tinha que fazer o recadastro, e ia acabar perdendo o desconto na conta”, enfatizou a cliente.
Atualmente mais de 1,5 milhões de famílias maranhenses são beneficiárias em potencial do Tarifa Social. Destas, 552 mil estão com cadastro inválido; 192 mil estão com cadastro desatualizado há mais de 2 anos; 150 mil correm o risco de perder o benefício ainda em 2020; e 360 mil famílias encontram-se dentro da linha de consumo para benefício do programa. E apesar do avanço, os números de beneficiados pelo Programa Tarifa Social e de cadastros atualizados ainda podem aumentar.
Destaca-se que a Equatorial Maranhão é a primeira Concessionária a realizar campanha na fatura de energia, com informativo de selos, para os clientes Baixa Renda. Com o objetivo de tornar mais clara a comunicação com os clientes e facilitando a observância dos prazos para evitar a perda do benefício. Informando: o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício, conforme quadro.