assembleia

assembleia

16 de abril de 2021

Adhemar Freitas Jr anuncia o início do Plano de Saneamento Básico de Imperatriz

 



Sidney Rodrigues – ASSIMP

Fotos – Fábio Barbosa




Na sessão desta quinta-feira, 16, o vereador Adhemar Freitas Júnior (SDD) utilizou a Tribuna para dar uma boa notícia para a cidade. O parlamentar reconheceu e parabenizou o trabalho da gestão municipal, através do prefeito Assis Ramos e do secretário de infraestrutura Zigomar Filho, por terem concluído a licitação para o Planejamento do Saneamento Básico da cidade.

Imperatriz agora – mesmo que de forma tardia – terá iniciados os estudos relacionados a problemas de drenagem e esgotamento sanitário e a partir daí, o poder público deixará de dar soluções paliativas, no que é feito desde sempre, todos os invernos, sem observar a cidade como um todo. Cada gestão que entra busca solucionar de sua forma, o que não resolve as situações e ainda piora o que já existe. A partir de agora a prefeitura fará todo o estudo, o planejamento e terá que apresentar os resultados.



“É importante que cada cidadão participe, e faço aqui o pedido para as universidades da cidade, especialmente as de engenharia, arquitetura e urbanismo, que possa se envolver, ajudar e participar. Associações de moradores, sociedade civil organizada, será o grande momento para os imperatrizenses poderem discutir os grandes problemas de esgoto e alagamentos anuais da cidade. Que a sociedade e todos os vereadores deste parlamento estejam presentes.”.



A licitação vinha se arrastando desde 2020, com muitas empresas participando. A vencedora foi a ‘Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades LTDA’ da cidade de Concórdia/ SC, uma cidade pequena do sul do país, o que preocupa um pouco o vereador. Ele assegura que irá acompanhar de perto o trabalho da empresa, pois Imperatriz já teve planos diretores apresentados no passado, mas que apenas cumpriram formalidade e não resolveram nada. Por esse motivo a Câmara tem que acompanhar todas as etapas pra que o Plano Municipal de Saneamento Básico, não seja mais um apenas para cumprir protocolos. Que seja praticável, possível e que Imperatriz possa finalmente se livrar desses problemas.

Adhemar ressaltou que um dos primeiros quesitos do planejamento, é que seja montada uma comissão e diante disso ele pede que não deixem a Câmara de fora. Tem que haver um representante do legislativo, e sugeriu que presidente da Casa, possa designar um engenheiro com especialização e conhecimento na área, para acompanhar este trabalho.



“Precisamos disso o quanto antes, para que possamos fazer nosso trabalho enquanto Legislativo, contribuindo com a cidade e com o Executivo. Com esta boa notícia, eu me alegro demais, pois a cada período de chuva todos nós vereadores nos desgastamos com centenas de reclamações de muita água invadindo as casas da população, enquanto a prefeitura arruma de um lado e estoura de outro. Um problema que nunca acaba. Agora teremos um caminho para Imperatriz trilhar e solucionar de uma vez por todas as drenagens e o esgotamento da cidade”.



Ao final de sua fala, o parlamentar parabenizou todos os envolvidos neste trabalho, deixando sua gratidão por algo tão sonhado e que está se tornando realidade