11 de maio de 2021

Com novidades, padre Luzimar Moura lança festejo de Montes Altos






MONTES ALTOS – Lançado oficialmente, o festejo em honra a Nossa Senhora de Sant´Ana(Santana), padroeira da cidade do município de Montes Altos, município distante cerca de 700 km de São Luís,  será realizado no periodo do dia 18 ao dia 26 de julho.  O evento este ano marca a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a Montes Altos, no encerrramento do festejo.


As homenagens a Santa Ana estão sendo aguardadas com muita expectativa pelos católicos de Montes Altos por vários motivos, dentre eles,pelo resgate da tradicionalidade do festejo nas Regiões Tocantina e Sul do Estado. Após vários anos, as celebrações serão na Praça da Matriz, em frente a paróquia, local onde a festa começou há vários anos.


O pároco Luzimar Moura da Luz revelou durante uma celebração em que fez o lançamento oficial da festa que devido as medidas de restrição impostas pela pandemia muitos fieis tiveram que se afastar da igreja, mas aos poucos, com a adoção de meididas sanitárias previstas pelas autoridades em saúde, começaram a retornar. O festejo vai celebrar o reencontro do povo com sua padroeira.


Desde que assumiu a paróquia, padre Luzimar Moura vem realizando intenso trabalho que já resultou na reforma do complexo eclesial de Santa Ana composto pela igreja, casa paroquial, torre da igreja e clube Luciano Arioli.


O complexo ganhou nova cara e está mais bonito e mantém sua condição de ponto turístico na cidade que será uma das referência do projeto de divulgação da cidade para o mundo no projeto do turismo religioso.  A torre tem o formato da famosa Torre de Pisa, na Itália, e a igreja foi construida em madeira de lei num formato gótico muito comum na europa.


Na área da evangelização especificamente, padre Luzimar criou movimentos como a “Pastoral Juvenil “Filhos do Céu” e vive a expectativa de criação do Encontro Cristão de Vivência Conjugal(ECVC), mais conhecido como movimento de casais dentre outras ações de evangelização realizadas na zona rural, também conhecada como “sertão”.


As ações de evangelização serão ampliadas com a criação do Cirio de Nazaré de Montes Altos, que está programado para acontecer no encerramento do festejo de Santa Ana. Na tadição católica, Santa Ana é mãe de Nossa Senhora, portanto avó de Jesus, e com a criação do Círio de Nazaré, as imagens da mãe e filha ficarão lado a lado na mesma igreja, um fato inédito no Maranhão.