Obedecendo medidas de segurança da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde para evitar a propagação da Covid-19, Prefeitura por meio da Unidade Móvel Oncológica, realiza atendimentos durante o mês de julho, no Parque Anhanguera, em frente à Unidade Básica de Saúde São Salvador. Serviços ofertados são de prevenção do colo de útero, cadastro de mamografia, biópsia de pele e coleta de Antígeno Prostático Específico, PSA.
Para ser atendido, basta procurar a unidade no bairro em que ela tiver estacionada, com cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, e comprovante de endereço. Para o exame de PSA, onde é realizada a coleta de sangue é preciso estar em jejum, na coleta de preventivo (PCCU), sete dias antes ou depois da menstruação e pelo menos três dias sem manter relação sexual. Os atendimentos são realizados das 8h às 11h30min e das 14 às 17h, com uso exclusivo de máscara, álcool e número reduzido de pessoas dentro da unidade, dois pacientes. Demais aguardam a vez fora do ônibus, respeitando o distanciamento.
A coordenadora do setor de Oncologia do município, Vilenice Batista, faz uma alerta para população nesse período de pandemia. “Sabemos do cenário que enfrentamos de Covid-19 na cidade, mas queremos chamar a atenção da população para outras doenças que também podem matar se não forem diagnosticadas precocemente. Tivemos uma redução da procura dos nossos serviços e um aumento do número de casos positivos”, adverte. A prevenção ainda é o melhor caminho para tratar antecipadamente o câncer, pois quanto antes diagnosticado, maiores são as chances de cura.
O ônibus rosa disponibiliza consultas dermatológicas para pessoas que apresentam manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biópsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe.