O deputado estadual Antônio Pereira (DEM) prestigiou, na sexta-feira (24), as comemorações dos 69 anos de emancipação político-administrativa de São Domingos do Maranhão. O município, localizado na Região Central, cuja economia é baseada no comércio e na agricultura, é conhecido como a "Terra do Abacaxi", por seu grande índice de exportação para o Piauí, Ceará, Pernambuco e outros estados.
Na ocasião, Antônio Pereira visitou correligionários políticos e amigos na sede de São Domingos e no Povoado Baixão Grande. Estavam presentes os vereadores Moura e Carlos do Bandeira; as vereadoras Irislane, Raissa e o pai dela, o ex-vereador Leomar; o suplente Tata do Cocal e expressivas lideranças. O deputado visitou, também, o líder político Dim da Folha, em sua propriedade, e o vereador Rafael e o seu pai, Riba.
Durante a visita, Antônio Pereira parabenizou a população de São Domingos pelos 69 anos de emancipação e agradeceu ao governador Flávio Dino (PSB), que inaugurou agroindústria de polpa, e entregou cestas com produtos da agricultura familiar, via PAA, 40 kits feira, títulos de propriedade e kits esportivos com 576 itens.
Ao dialogar com os vereadores e lideranças políticas, o deputado Antônio Pereira ouviu pleitos acerca de benefícios cobrados pela população, e reafirmou seu compromisso de trabalhar por São Domingos do Maranhão, especialmente pelos mais carentes que precisam das ações dos poderes públicos.
HISTÓRIA DE SÃO DOMINGOS
O lugar em que está instalada a sede do município foi descoberto em 1894 por José Tibúrcio Feio, que lá se fixou com sua família à beira de uma lagoa que passaria a ser conhecida como Lagoa do Zé Feio.
Com água em abundância e terras bastante férteis, o povoado fundado pelo pioneiro cresceu rapidamente, em especial a partir de 1932, com a chegada de famílias nordestinas.
Em 1940, pelo Decreto-Lei municipal Nº 15, de 20 de janeiro desse ano, passou à condição de distrito do município de Colinas, com denominação de Pucumã, que conservou quando de sua elevação à categoria de vila em 1947.
A 24 de setembro de 1952, pela Lei Nº 756, tornou-se cidade e sede do município de São Domingos do Maranhão, com territórios desmembrados de