O Coronel Guilherme Baptista Ventura, ex-secretário de Estado da Segurança Pública e ex-comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), faleceu, em Imperatriz, no começo da noite de quinta-feira (25). O Coronel Ventura tinha 77 anos de idade e estava na cidade de Imperatriz, enfrentando sérios problemas de saúde nos últimos dias.
O militar foi a óbito no momento em que familiares tentavam fazer a transferência dele para outro hospital, através da UTI no ar. Baiano, nascido em Salvador, no dia 5 de dezembro de 1943, o coronel Ventura chegou ao Maranhão no ano de 1986. Por duas vezes, foi comandante do 50 BIS, um fato inédito na história das Forças Armadas.
Foi o criador e o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que anteriormente era um órgão vinculado à Polícia Militar do Estado. No Corpo de Bombeiros, Ventura foi comandante no período de 15 de julho de 1992 a 28 de março de 1995.
Guilherme Batista Ventura, teve diversos cargos na gestão Edison Lobão. Como comandante Geral da Polícia Militar excluiu dos quadros da PMMA, vários PMs que estavam se comportando de maneira contrária as orientações da caserna. Também como comandante na PMMA, não acatava as ordens do Secretário de Segurança
Advogado Agostinho Noleto. Dizia que era subordinado somente ao governador. Diante dessa situação, o Secretário Noleto não teve outra alternativa a não ser pedir exoneração do cargo que de imediato foi ocupado pelo próprio Ventura. Era um gestor de linha dura, mas tinha suas qualidades, porque era honesto e competente. Fonte: Blog da Suelda Santos