assembleia

assembleia

3 de junho de 2022

Familiares de jovens mortos em operação da PM em Turilândia comandam protesto e exigem justiça

 


Familiares de dois jovens mortos em operação da PM no município de Turilândia, na terça-feira (31), saíram às ruas nesta quinta-feira, com o apoio de grande parte da população, para protestar contra a ação desastrosa dos policiais militares.

O caso foi registrado por volta das 18h. Thierry Silva Rodrigues e Daniel Gustavo dos Santos Dias residiam no município de Santa Helena. Segundo a versão da PM, os jovens teriam participado de um assalto na cidade de Governador Nunes Freire e dispararam tiros contra os policiais durante a abordagem.

A família do jovem Daniel Gustavo dos Santos, de 18 anos, acusa a polícia de possível execução durante a abordagem. Ele teria sido executado com 13 tiros.

Um vídeo feito por um motorista que passavam pelo local da abordagem, mostra o momento em que as vítimas estão sendo abordadas já fora do veículo, com as mãos colocadas para a frente, enquanto os PMs fazem vistoria no carro.

A versão da família


De acordo com relato de familiares, Daniel dos Santos trabalhou durante todo o dia na oficina mecânica. Por volta das 17h, já próximo do fim do expediente, ele foi acionado por telefone para dar assistência a um cliente, que estava com problemas no veículo na estrada. Daniel faria o orçamento e realizaria o reparo mecânico.


O cliente, Thierry Silva Rodrigues, era procurado pela polícia, suspeito de ter cometido um assalto em Governador Nunes Freire. Familiares afirmam que, logo que Daniel chegou ao local, com a caixa de ferramentas, para tentar identificar o problema mecânico no veículo, ocorreu a abordagem policial.


Um caminhoneiro que passava pelo local gravou um vídeo. Os jovens estão parados na estrada, fora do veículo Corsa Classic, com as mãos voltadas para a frente, em sinal de rendição, enquanto os militares realizavam buscas no veículo.



Durante a abordagem policial os dois jovens aparecem fora do veículo, com as mãos para a frente, enquanto os PMs realizam vistoria no veículo.


Num outro vídeo, gravado por outro cidadão, morador de Turilândia, é possível ouvir os disparos de arma de fogo. Daniel e Thierry morreram no local.


O 10º Batalhão de Polícia Militar informou que ainda nesta quinta-feira (02) divulgará uma nota sobre a operação.

Fonte: Blog do Gilberto Lima