assembleia

assembleia

12 de outubro de 2022

Membros do Conselho Universitário do Maranhão são recebidos por Brandão

 



O governador Carlos Brandão esteve reunido com representantes do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) e reitores das universidades maranhenses, no Palácio dos Leões, Centro Histórico, nesta terça-feira (11). Na ocasião, foi apresentada a agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além dos resultados prévios do programa Centelha 2.

“Um país para se desenvolver tem que avançar na ciência e na tecnologia. Participamos dessa importante reunião do Conselho Universitário do Maranhão e um destaque foi Semana de Ciência e Tecnologia, onde poderemos ver o que nossos alunos estão apresentando em pesquisas e trabalhos. Este evento é um avanço e a ciência e a tecnologia estão entre as prioridades em nosso governo”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Durante o encontro, foram apresentadas as estratégias, programação e logística para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2022. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e será realizada de 18 a 21 de outubro, na Praça das Mercês, Centro Histórico, próximo ao Convento das Mercês.

O resultado prévio do programa Centelha 2 foi outra pauta debatida no encontro. O programa é promovido pela Secti, integrando o Inova Maranhão – eixo Universidade. A iniciativa garante o suporte necessário para transformar pesquisas acadêmicas em negócios.

Foi aprovada a Comissão Interinstitucional, que vai se ocupar da elaboração da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão. Ato segue determinação do Marco Legal Estadual de Ciência e Tecnologia, recentemente aprovado pelo governador Carlos Brandão.

No encontro, ficou decidida ainda a concessão de homenagem a professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Será concedida a Ordem do Mérito Científico ‘Professora Luciane Brito’ ao vice-reitor da Uema, Walter Canales, e ao reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, pelas suas contribuições à frente da gestão da Universidade. A comenda será entregue durante a Semana de Ciência e Tecnologia.


“Foi um momento muito importante com uma pauta extremamente significativa para a ciência e tecnologia no Maranhão. Tratamos da Semana de Ciência e Tecnologia, do exitoso programa Centelha que está em sua segunda edição. Uma ação destacada de base científica, transformando pesquisas e estudos em negócios. E aprovamos uma justa homenagem ao reitor e vice-reitor da Uema, pelos relevantes serviços prestados à nossa educação superior pública estadual”, pontuou o titular da Secti, Davi Telles.


Conuni


O Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) é fruto de projeto de lei criado pelo governo do Estado e que recebeu aprovação na Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo do órgão é integrar universidades e faculdades no esforço de universalizar o ensino. E também contribuir para a produção de ciência e tecnologia, adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Estado.