O suspeito de assassinar o indígena Janildo Oliveira Guajajara foi preso na manhã desta quarta-feira (21), em Amarante do Maranhão, a 687 km de São Luís. O indígena, que já foi Guardião da Floresta, foi morto com tiros nas costas quando voltava de uma festa no dia 3 de setembro.
O delegado de Amarante, Gabriel Andrade, informou ao g1 que a Polícia Civil também cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. No local, os policiais encontraram uma espingarda, que ainda passará por perícia.
Gabriel Andrade disse, ainda, que o crime pode ter sido motivado por furtos que ocorreram na chácara do suspeito. “O suspeito já tinha tido uma discussão com os indígenas sobre furtos que ocorreram na sua chácara. O crime pode ter sido cometido por conta disso”, explicou ao g1.
Outras prisões
Dois suspeitos de assassinar a tiros o indígena Antônio Cafeteiro Silva Guajajara foram presos na manhã dessa sexta-feira (16), na cidade de Arame, a cerca de 600 km de São Luís. O homicídio aconteceu no dia 11 de setembro, na estrada do Povoado Jiboia, na zona rural do município.
De acordo com a Polícia Civil, após uma briga em um bar, os suspeitos aguardaram o indígena sair do estabelecimento e efetuaram seis disparos de arma de fogo contra ele. No momento do crime, a vítima estava na presença de sua companheira e de um dos filhos do casal, uma criança de colo.
Fonte: Blog do Gilberto Lima