29 de maio de 2014

Imperatriz evidencia potencial para reciclagem com ECOCEMAR



São mais de 90 toneladas de resíduos reciclados arrecadados em menos de um ano projeto

O projeto ECOCEMAR, lançado pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), comprova a demanda de Imperatriz e região na destinação de resíduos sólidos para a indústria da reciclagem. Inaugurado em agosto de 2013, o projeto já destinou mais de 90 mil quilos de resíduos à reciclagem.

O recolhimento de resíduos vem crescendo mensalmente. No início do ano, por exemplo, a média de arrecadação eram de 9 toneladas. Atualmente, somente no mês de maio, já foram mais de 23 toneladas arrecadadas.

“Imperatriz tem sofrido com alagamentos, o que faz a população sentir necessidade de reciclar para manter a cidade limpa e para reduzir a poluição dos nossos rios e riachos”, explica o responsável pelo projeto em Imperatriz, Rogério Abreu.

Além de diminuir os detritos que poderiam poluir o meio ambiente, o ECOCEMAR ainda beneficia a população com a troca destes resíduos sólidos em bônus na conta de energia. Ao todo, já foram mais de 6 mil reais de desconto na conta de energia da população imperatrizense desde o início do projeto.

Os resíduos mais coletados no posto, localizado na BR-010 em frente à sede administrativa da CEMAR, foram papel branco (76 toneladas), metal (7 toneladas), e plástico (5,5 toneladas), por 226 unidades consumidoras (entre pessoas físicas e jurídicas) que fizeram a troca de resíduos pelo desconto nas suas contas.

O resultado demonstra a receptividade que o projeto recebeu na cidade, por isso, mais um posto será inaugurado este ano em Imperatriz, no bairro Bacuri.

Estas e outras evidências, apenas destacam o potencial que Imperatriz e região têm em destinar corretamente seus detritos sólidos à reciclagem, o que torna o ECOCEMAR pioneiro na sua iniciativa, buscando, ainda, trazer mudança para a cultura ecológica da população imperatrizense.

Para Rogério, o projeto proporciona oportunidades à construção de um município de consumo sustentável. “O projeto traz para Imperatriz a oportunidade de realizar a coleta seletiva. Isso desperta nas pessoas o sentimento de dever em preservar o meio ambiente”.

As unidades consumidoras que doarem a partir de 10 quilos de resíduos recicláveis, além do bônus na conta de energia, recebem também brindes de utensílios escolares feitos de material reciclado.


Assessoria de Imprensa da CEMAR