1 de abril de 2023

Deputado Antônio Pereira lamenta a morte de empresário pioneiro na indústria do cinema, no Maranhão

 Morreu, na manhã de terça-feira (28), o sr. Lourenço Avelino de Sousa, conhecido popularmente como Sr. “Leó”. O empresário foi o responsável pela implantação do primeiro cinema de Imperatriz.

Em 1965, após uma série de empreendimentos, sr. Leó arrenda o espaço onde funcionava um bar e monta ali o que viria a ser, além da primeira sala de cinema da Região Tocantina, a principal fonte de informação e cultura para Imperatriz, fazendo dele um grande mecenas e pioneiro da sétima arte para a cidade.

“Um grande homem! Com certeza está no panteão de figuras célebres de Imperatriz […] Com sua luta e trabalho ele trouxe, para nossa realidade, a fantasia do cinema e, para nossas vidas, o exemplo de nunca desistir.” disse o deputado.

Sr. Leó, nasceu em São João dos Patos, mas muito cedo foi viver em Imperatriz. Antes de fundar o saudoso “Cine Muiraquitã” e o pomposo “Cine Fides” foi vendedor de móveis, vendedor de bebidas, empreendeu em um bar e algumas outras empreitadas. Deixa sua esposa, professora Maria Antônia e três filhos: Atêfilde, Heidegger e Fides; e um grande legado.



“Como amigo próximo, perdi muito! Eu, meus irmãos e seus filhos crescemos juntos, portanto seu trabalho sempre foi muito presente nas nossas vidas, mas tenho certeza que nossa cidade perde e lástima tanto quanto ou mais! Um homem cuja a história se confunde com a história de Imperatriz.” lamentou e concluiu Antônio Pereira.