12 de janeiro de 2015

Shopping promove encontro entre escritores imperatrizenses



A proposta  é incentivar a prática da leitura e divulgar as produções locais para o público

Na última quarta-feira, 07, o Imperial Shopping, em comemoração ao Dia do Leitor, promoveu um encontro entre escritores locais na praça de alimentação. Durante o bate-papo, os autores apresentaram as suas obras e falaram sobre a importância da literatura local para a cidade.

Entre os convidados, estava a jornalista e historiadora Nayane Brito, autora da obra “Ondas da Memória: A Pioneira Rádio Imperatriz”, que será publicada ainda esse ano. De acordo com ela, esse tipo de evento é fundamental para quem deseja conhecer um pouco mais das obras regionais.  “Uma sociedade precisa conhecer a sua história, e  aqui  temos vários livros que retratam a historia da cidade. São livros que não podem ficar esquecidos, devem ser conhecidos”, ressalta.

Para o autor e historiador Adalberto Franklin, o encontro é uma forma de impulsionar a divulgação da cultura e mostrar o potencial dos escritores imperatrizenses. “Nós temos cerca de 1500 títulos publicados sobre a história de Imperatriz, é um número expressivo e que significa que temos que divulgar, pois grande parte da cidade não conhece essas obras”, explica. O autor ainda destacou a importância da iniciativa do shopping com a realização do encontro literário. “É um local de muito movimento, podemos mostrar o nosso trabalho. Foi uma surpresa agradável, pois até o momento nenhuma instituição privada manifestou a cultura nesse aspecto,” conta.

Iniciativa -  Essa foi a primeira vez que o Imperial Shopping sediou um encontro literário dedicado aos autores regionais.  O escritor Tiago Nascimento, autor das obras “Três cores de um amor” e “Rosas, versos e vinhos”, conta que a expectativa é que ações como essa se repitam outras vezes para fortalecer o movimento. “Sem dúvida é uma ação que só tem a crescer. Acredito que esse evento seja o início de um grande movimento literário”, aponta.

Durante o evento, alguns livros também foram colocadas a disposição do público, como a obra “O Estreito desenvolvimento: Histórias dos Conflitos das Barragens”, do historiador Carlos Leen Santiago e “Os Atenienses: a invenção do cânone nacional”, obra premiada pela Academia Imperatrizense de Letras, escrita por Ricardo Leão.

Para a gerente de marketing do shopping, Dilmara Tavares, a proposta é, além de estimular a leitura, poder expor ao público uma parte da literatura local.   “No dia do leitor não haveria melhor presente para os clientes do shopping. É maravilhoso poder incentivar as pessoas com obras que sem dúvida merecem ser lidas por todo imperatrizense”, afirma.

Assessoria de Imprensa