10 de março de 2015

NOTA À IMPRENSA



A propósito da matéria veiculada pelo portal Uol  em 6 de Março de 2015, sobre o titulo: 
"Portas para deficientes físicos são trancadas com corrente em ônibus no MA".

A empresa Viação Branca do Leste, VBL. Vem publicamente esclarecer a este conceituado portal de informações, bem como, a quem interessar possa. Que o fato isolado envolvendo o usuário Evandro Fernandes (cadeirante),  não é uma regra na operacionalização os serviços de transporte da VBL em Imperatriz. A frota da empresa é 100% adaptada para cadeirantes e a empresa já cumpre á legislação nesse sentido deste agosto de 2013. O episódio datado do dia 27 de Fevereiro do corrente ano, quando o passageiro cadeirante Evando Fernandes foi embarcar, o elevador apresentou uma pane, fato que levou a empresa providenciar a substituição do veiculo por um outro, fato que levou o senhor Evandro a se reusar embarcar em outro veiculo da empresa, preferindo então procurar a imprensa e delegacia para fins de registro de coerência. Segundo consta as imagens da imprensa local, na delegacia, o mesmo não encontrou acessibilidade, obrigado-se a ser transportado por terceiros até o interior da delegacia, fato este omitido na matéria durante a reportagem.
Por outro lado, a empresa garante ainda que, em nenhum momento foi procurada pelo senhor Evando Fernandes e nem tão pouco, pelo CENAPA, entidade que representa as pessoas amputadas em Imperatriz, para fins de protocolo ou formalização de qualquer reclamação relacionada ao serviço de transporte público de passageiro, operado pela VBL. A empresa ressalta ainda, que mantém um serviço de ouvidoria presencial e um Call-Center, disponível por meio de linha telefônica. (99) 3524-8887, alem de um grupo de WhatsApp, onde qualquer usuário pode fazer suas criticas ou sugestões.
Todo e qualquer problema de relacionamento quando detectado, as providencias são adotadas por meio de sindicância interna, por tanto, a empresa recomenda que em caso de constatação, os mesmos sejam informados de maneira urgente, para que providencias sejam tomadas no menor espaço de tempo, fato que não nos causou espécie neste caso especifico.
Quanto aos cadeados e correntes nas portas, relatados pelo personagem da reportagem, esse fato não corresponde a verdade, desde dezembro de 2014, a empresa foi orientada pelo MP-MA a retirar os cadeados antes existentes por medida de segurança no acesso exclusivo as pessoas com limitação física. Fato facilmente comprovado hoje, por meio do sistema de vídeo monitoramento instalados nos ônibus da VBL e disponíveis as autoridades.
Para fins de informação, VBL oferece aos seus quadros de servidores e colaboradores, programas sistemáticos de capacitação e humanização, com chancela SEST / SENAT, para melhor atender aos seus usuários.
Quanto a existência de uma liminar informada na reportagem por descumprimento judicial, a empresa garante não conhecer até o momento qualquer providência condenatória por negligência, a empresa VBL, volta a classificar que o fato narrado na matéria, foi um episódio isolado e não reflete a realidade do serviço prestado pela VBL em Imperatriz e região. A empresa dispõe de uma assessoria de imprensa e comunicação, onde todos os fatos podem serem esclarecidos, no menor espaço de tempo possível. Lamenta que esta não tenha sido procurada pela reportagem, para os devidos esclarecimentos jornalísticos publicados em 6 de Março. Por tanto, a empresa VBL espera que com essas infamações, sejam estabelecido os fatos verdadeiros e que as dúvidas existentes por ventura, possam ser dirimidas junto aos leitores deste conceituado portal de informações.

Paulo Negrão
Jornalista-DRT-MA / 604
Assessor de Imprensa-VBL
(99) 9-8151-5252 /  (99) 9- 9157-8008 Zap
pnegrao@gmail.com