Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o vereador José Carlos Soares Barros (PV) anunciou que, no dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 18h30, no Colonial Eventos, a Câmara Municipal de Imperatriz estará realizando solenidade para a entrega de honrarias a pessoas se destacaram no trabalho que desenvolveram em prol do desenvolvimento da cidade. Na oportunidade, as personalidades receberão o título de Cidadão Imperatrizense e a Medalha do Mérito Legislativo, denominada Barão de Coroatá.
“Estaremos entregando as comendas aprovadas por esta Casa para homenagear homens e mulheres que foram agraciados por terem prestado relevantes serviços a cidade de Imperatriz. Os que já são imperatrizenses vão receber a Medalha Barão de Coroatá, que é entregue a pessoas que nasceram em nossa cidade”, diz José Carlos Soares Barros.
O presidente do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, ressalta, a propósito, que a festa “é uma homenagem aos agraciados, pois eles merecem”. Em entrevista a O PROGRESSO, o vereador José Carlos Soares Barros revelou que a festa será custeada pelos próprios vereadores, tendo em vista o parlamento municipal não possuir orçamento para realizar este tipo de festividade, acrescentando que, mesmo se tivesse, “nós estamos fora do prazo de licitação para que a licitação acontecesse e a festa fosse bancada pelo parlamento”.
José Carlos Soares Barros destacou que o evento será patrocinado pelos vereadores, pois a ideia é reconhecer o trabalho que os agraciados realizaram, “buscando as melhorias e benfeitorias que a população”. Ele lembrou que a lei permite que cada vereador indique até duas personalidades. A solenidade acontece todos os anos.
A Medalha Barão de Coroatá é entregue às pessoas que contribuíram com o processo de aprimoramento das instituições municipais e para a valorização do Poder Legislativo imperatrizense. Já o Título de Cidadão Imperatrize é entregue as pessoas que prestaram e tiveram reconhecidos trabalhos realizados em prol da cidade.
Quem foi
Manuel Gomes da Silva Belfort, o Barão de Coroatá, foi presidente da província do Maranhão, em 1857. Por meio de decreto de 2 de dezembro de 1854, foi nomeado Barão de Coroatá.
Convidados – Instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Imprensa da Região Tocantina (AIRT), Sindicato dos Jornalistas de Imperatriz (SINDIJORI), associações de moradores, entre outras serão convidadas para o evento, que é denominado pelo vereador-presidente como a “a festa do cidadão imperatrizense”.
Raimundo Primeiro