11 de março de 2016
Operação Lignum: Onze madeireiros presos e 10 serrarias fechadas no Maranhão
Onze pessoas foram presas – sete delas autuadas em flagrante -, durante a Operação Lignum, da Polícia Federal (PF), que combate a extração ilegal de madeira na Terra Indígena Alto Turiaçu, Caru e Awá e na Reserva Biológica do Gurupi, na área de Floresta Amazônica, no Maranhão.
A operação, deflagrada na quarta-feira (10), foi realizada pela PF em conjunto com com o Ibama, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público Federal (MPF). Dez serrarias clandestinas foram interditadas no Estado.
“A gente indiciou por receptação qualificada e o crime ambiental de ter em depósito madeira sem documentação. Nenhuma daquelas serrarias que foram embargadas tinha qualquer documentação, nem licença de operação da Sema, nem registro atualizado do Ibama”, explicou o delegado Júlio Sombra.
Durante a operação, foram aplicadas multas que somadas chegam a R$ 1,7 milhão. Os trabalhos na região centro-sul e sudoeste do Estado seguem por tempo indeterminado. O diretor nacional de fiscalização do Ibama Jair Smith explicou as medidas adotadas pelo órgão.
“A apreensão de todo maquinário envolvido na exploração florestal, caminhões de apoio. Aplicadas as multas principalmente dessas serrarias que estão infratoras, criminosas recorrentes, [pois] existem decisões judiciais e outras punições já estabelecidas e [as serrarias] voltaram a incorrer nessas infrações e temos que adotar medidas de inutilização desses equipamentos”, listou.
Do G1 MA