A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil continua com ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais do município. São vistoriados bares, restaurantes, clubes, casas noturnas, estruturas comerciais, indústrias, prédios públicos, postos de combustíveis, revendedoras de gás de cozinha, entre outros. Objetivo é checar as condições de segurança desses locais e indicar medidas preventivas para minimizar riscos de acidentes.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão explica que a fiscalização não objetiva fechar nenhum estabelecimento comercial. “O propósito é certificar se esses locais funcionam dentro da legalidade, garantindo segurança tanto para funcionários como para frequentadores, atuando, sobretudo, preventivamente para a segurança de todos”, afirma.
Ele ressalta que caso seja constatados irregularidades e o descumprimento nas normas de segurança persistir, os responsáveis serão notificados a cumprir os reparos. “Os trabalhos resultam em interdições, contudo, boa parte dos estabelecimentos notificados já regularizaram a situação e voltaram a funcionar normalmente”, ressaltou.
Os trabalhos de fiscalização consistem em checar extintores, hidrantes, para-raios, placas de sinalização, rachaduras de paredes, acessos e saídas de emergências, Alvarás de Licenciamento da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entres outros itens de segurança.