assembleia

assembleia

24 de fevereiro de 2022

SENADORA ELIZIANE PARTICIPA DE SESSÃO SOBRE VOTO FEMININO E SE REÚNE COM DEPUTADA AMERICANA





A líder da Bancada Feminina do Senado Federal, a senadora maranhense Eliziane Gama teve uma intensa agenda de atividades nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro referente a pauta das mulheres na política. 


Durante o período da manhã, a Eliziane Gama participou de Sessão Especial alusiva ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil e destacou a necessidade de mudanças na legislação para garantir mais representatividade feminina, além da formação e conscientização para que mais mulheres estejam inseridas na política. 


"Nós estamos comemorando esses 90 anos do voto feminino, porém sabemos que ainda temos muito a conquistar, por causa da sub-representação. Para avançarmos ainda mais precisamos usar todas as nossas forças e os espaços que nós ocupamos para envolver homens e mulheres na construção e melhoria dessa representatividade", destacou a senadora. 


Eliziane Gama disse que a maior participação feminina na política tem de ser garantida com a reserva de cotas para os mandatos, e não apenas para candidaturas. Ela reivindicou ainda uma participação maior das mulheres nas instâncias decisórias dos partidos.


“A gente tem que mudar: estabelecer vaga de mandato. Argentina fez isso, Chile fez isso. Alemanha e Inglaterra estabeleceram cotas nos partidos. Você amplia a participação dentro do partido e consegue reverberar. Quem decide quem vai participar de programas e propagandas eleitorais? É o partido. Quem decide as candidaturas? É o partido. E quem está comandando os partidos? Os homens. A gente precisa ocupar o espaço”, afirmou.


Encontro com deputada Jackie Speier


A senadora Eliziane Gama também se reuniu nesta quinta-feira(24) com a deputada Jackie Speier, democrata representante do Estado da Califórnia no Congresso americano, e as deputadas federais Soraya Santos e Marília Arraes. 


As parlamentares discutiram assuntos relacionados aos desafios enfrentados por mulheres na política e propostas para combater a violência contra a mulher. 


"Nossa encontro foi muito positivo e uma troca de experiências sobre os desafios que as mulheres enfrentam na política", disse Eliziane Gama.