Eles foram explicar o projeto de reordenação de rotas de leituras que
ocorrem em 48% da cidade de Imperatriz
IMPERATRIZ – O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos
Soares Barros (PTB) recebeu em audiência terça-feira (21) os diretores
Mirelly Carvalho, do setor Comercial, e Robson Lopes, analista de
contas, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Ele foram explicar à
presidência sobre o projeto de reordenação das rotas de leituras,
resultado do grande crescimento urbano verificado nestes últimos anos na
cidade.
“Com esse crescimento, essas rotas ficaram desordenadas. E para temos
maior agilidade na entrega das faturas dos clientes e atendê-los tivemos
que reordenar essas rotas de leituras, pois evoluímos para um processo
que a conta é impressa de forma imediata”, diz Mirelly Carvalho, ao
garantir que somente um mês o cliente receberá duas faturas, porém com
referências (meses) diferentes.
Segundo ela, essa medida atingirá apenas 48% dos consumidores em
Imperatriz. E lembra que alguns clientes receberão a fatura normalmente,
mas outros que forem incluídos no sistema de rotarização – quando o
“leiturista” passar – mesmo não sendo o dia do faturamento da leitura
será viabilizado estudo para colocá-lo em ordem no faturamento.
“O veredor-presidente José Carlos entendeu que o consumidor terá um
maior ganho e agilidade na entrega das faturas com esse reordenamento
das rotas de leituras. Ele (José Carlos) compreendeu e já estava era
explicando para os demais vereadores essa mudança que vem ocorrendo em
algumas conta de energia elétrica”, disse.
Mirelly Carvalho esclarece que a Resolução da Agência Nacional de
Energia Elétrica (Aneel) disciplina que o faturamento ao cliente deve
ser feito no mínimo de 27 dias e máximo de 33 dias, porém para os casos
de primeiro faturamento ou de remanejamento de rotas o faturamento o
faturamento poderá feito de 15 dias ou máximo de 47 dias.
“É justamente isso que está acontecendo: o remanejamento e a
reaprogramação de rotas, ou seja, alguns clientes estão sendo faturados
com apenas 15 dias e outros com 47 dias. E geralmente essas duas contas
ocorrem quando o faturamento ocorre com menos dias, com referências
diferentes, mas com o mesmo vencimento”, acrescenta.
ESCLARECIMENTO – O vereador-presidente José Carlos também tomou
conhecimento ainda que a empresa disponibilizou um canal direto de
esclarecimento aos clientes por meio do call Center 116; os
“leituristas” e nos postos de atendimento ao cliente da Cemar. “Na
medida que esclarecemos esse fato, os clientes compreendem e passam a
entender esse benefício que passa a ser implantado pela concessionária
em Imperatriz”, finalizou.