21 de maio de 2014

Centro terapêutico Casa do Senhor recupera dependentes químicos




O projeto da Diocese de Imperatriz já está em funcionamento em local provisório, mas a sede definitiva já está em construção
Um dos pontos altos da celebração do Corpus Christi de 2013 foi o anúncio da construção de uma casa para tratamento de dependentes químicos. A renda gerada pelo evento foi utilizada para o início das obras e o mesmo ocorrerá neste ano. O projeto já foi iniciado e funciona provisoriamente com doações da comunidade.
De acordo com bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, a dependência química foi escolhida por ser um grave problema que afeta a toda a sociedade e que hoje atinge milhares de pessoas. Esse trabalho também reforça o exercício da caridade e do amor ao próximo. “O cristão vive sua fé de forma testemunhal, a consequência da fé é a caridade cristã. Essa missão de recuperar vidas de pessoas que são vítimas da sociedade é muito importante. Essas pessoas são vítimas de um modelo social que não inclui, não educa e não pensa no ser humano, só pensa no dinheiro”, analisa o bispo.
Padre Elisvaldo Cardoso, coordenador do projeto, conta que o trabalho no centro terapêutico tem quase dois meses e atende setes pessoas. A ‘Casa do Senhor’ funciona provisoriamente em uma área no povoado Pé de galinha em João Lisboa. Este local tem capacidade para até 10 pessoas. 
O coordenador explica que o tratamento tem duração de nove meses e dividido em três etapas de três meses cada, durante o qual o interno vai gradualmente sendo reinserido no seio da família e na vida social. “O primeiro onde o residente, aquele que faz o tratamento, vai ficar três meses mais isolado. E depois os outros três meses em outro espaço, onde ele recebe a visita da família. Na terceira etapa ele já vai ficar em uma casa que já estamos chamando de residência terapêutica onde ele vai fazer cursos profissionalizantes e vai começar a trabalhar”, detalha.
O centro é mantido por doações tanto de mantimentos para a alimentação dos residentes quanto da força de trabalho de profissionais que atuam nas suas respectivas atribuições. Segundo Padre Elisvaldo, as obras para sede definitiva estão em andamento e devem ser finalizadas ainda este ano. A mesma ficará localizada no povoado Coquelândia, município de Imperatriz. E terá capacidade para atender 30 pessoas. 

Assessoria de Imprensa